A maior parte das empresas sabe que um bom material gráfico é essencial para qualquer uma delas. Desde a sorveteria da esquina até uma grande multinacional, se não tiver uma boa apresentação, com o que ela trabalhe ou até mesmo um folheto, raramente vai dar certo.

Por que é tão importante ter um material gráfico?

Para ter uma boa colocação do mercado, é preciso atentar-se a diversos fatores, e um deles é como a sua marca vai ser vista pelas pessoas. É muito mais do que um desenho com o seu logo embaixo, ela vai representar a sua empresa em diversas áreas.

Então, ela precisa ser reconhecida pelas pessoas, e o intuito do material gráfico é criar um vínculo com o cliente e a empresa fazendo ser reconhecido, o que é de suma importância. A sua marca vai ser divulgada, vista e reconhecida por todos que passam, sendo esse um ponto de partida entre você e o cliente.

O material gráfico, embora muitas empresas vendam online, funciona como um complemento de suma importância para a área de comunicação da sua empresa. Atualmente, esses materiais são mais baratos, até com um acabamento mais moderno, como laminação fosca e envernizado.

Qual tipo de material gráfico é essencial?

Os materiais essenciais para a sua empresa, seja ela pequena ou não, são cartões de visita, folder e flyer. Eles parecem semelhantes, mas cada um deles tem a sua função.

O material gráfico para cartões contém as informações mais importantes, como endereço, telefone e e-mail, por exemplo. Até mesmo se for um funcionário autônomo, ou gerente, presidente e afins, é importante ter sempre à mão, porque nunca se sabe quando vai precisar de um.

Eles podem e devem ser bem criativos, dependendo da área que você atua. Por exemplo, se trabalha com arquitetura, porque não fazer seus cartões em formato de prédios ou com algum diferencial? Assim, o seu cliente não vai jogar fora, por ser um material bem acabado. É um investimento que vale muito a pena.

As lojas online também carecem de uma boa apresentação para entrega do produto. Às vezes um cartão e um outro brinde pode fazer o seu cliente comprar mais vezes, porque sabe que o produto vai chegar com um cuidado extra. Bolsinhas e acessórios com o logo da loja também faz com que ele se sinta especial.

Outro material importante são os folders. Nele, você pode colocar maiores informações sobre o que vende ou produz, quando for um serviço, por exemplo. Esse material gráfico é levado pelo cliente em potencial, que pode ler no ônibus enquanto vai trabalhar, por exemplo, com mais calma.

O flyer também é outro material gráfico importantíssimo para a sua empresa. Nele, pode-se colocar informações mais diretas e precisas, como um resumo do que faz a empresa e quais são os produtos. Esse material gráfico também é muito utilizado para divulgar uma novidade, ou até uma promoção, para te aproximar ainda mais daquele cliente.

Todos esses produtos precisam ser distribuídos em lugares específicos e estratégicos. Por exemplo, de nada adiantar entregar um cartão em um ponto de ônibus, só com seu nome e endereço, porque não há informações suficientes para cativar um cliente em potencial.

A apresentação da sua marca para o mundo precisa ser uma das primeiras coisas que você precisa pensar. Envelopes, banners, adesivos, pastas e muitas outras coisas que se pode fazer para criar um material gráfico muito legal, use e abuse da criatividade!